2022-11-23
O vidro escolhido para as suas janelas, portas, etc. tem um grande impacto no seu dia a dia. Desde o conforto e isolamento térmico e sonoro à eficiência e poupança energética, são vários os fatores a ter em conta na hora de tomar decisões.
Sendo que existem vários tipos de vidros, que variam consoante as suas caraterísticas e projetos em que são aplicados, neste artigo focamo-nos na comparação entre vidros simples e vidros duplos. Que diferenças há então entre estes dois tipos?
Vidros simples ou vidros duplos
Por serem mais comuns, os vidros simples acabam por ser mais frágeis. Dependendo da forma como são aplicados, podem partir-se mais facilmente e durar menos tempo do que o esperado. Existe também a possibilidade de se tornarem perigosos caso se partam, pois os vidros simples têm cacos muito pontiagudos.
Já as janelas com vidros duplos são compostas por duas camadas de vidro separadas entre si por um espaço oco com ar, chamado de lâmina, que permite maior isolamento térmico e acústico. Desta forma, consegue reduzir o consumo de energia em casa e abafar os ruídos vindos do exterior.
No entanto, este isolamento térmico proporcionado pelos vidros duplos pode tornar um espaço demasiado quente durante o verão, principalmente se não tiver um bom sistema de ventilação. Este fator pode ser mais ou menos importante para si, de acordo com as temperaturas habituais da região em que vive.
O preço tem influência
Se optar por vidros simples, é provável que gaste menos dinheiro no imediato, por terem um preço acessível. Já a médio e longo prazo, os vidros duplos acabam por compensar tendo em conta a durabilidade e a maior eficiência energética que apresentam.
Ou seja, recupera o maior investimento inicial pois estará a poupar energia e recursos monetários que muito provavelmente usaria na compra de aparelhos para aquecer ou refrescar a sua casa.
Mais ou menos luz natural?
Os vidros simples permitem uma maior entrada de luz natural nos respetivos espaços, sendo possível escolher o nível de privacidade (transparentes ou foscos).
Caso prefira ter maior controlo sobre a regulação da luz natural, os vidros duplos dão-lhe essa margem de manobra.
Variações dos vidros simples
Este tipo de material não só pode ser fabricado em diversas medidas, como é a partir dele que se fabricam outros tipos de vidro como o temperado ou laminado, que são conhecidos por serem mais seguros.
Segurança dos vidros duplos
Mas, quando falamos de segurança é inevitável olharmos para os vidros duplos como um bom exemplo. Considerados anti-roubo, os vidros duplos são resistentes a assalto, devido à espessura média de 4mm dos dois vidros e por não partirem, ao contrário do que acontece com os vidros simples.
Este fator pode tornar-se decisivo caso tenha crianças a seu cuidado.
Qual a recomendação final da Alviterm?
De forma geral, os vidros duplos dão mais garantias à sua casa.
As vantagens já enumeradas sobrepõem-se às desvantagens, especialmente nos casos da melhor eficiência energética, do fator anti-roubo e o melhor isolamento, indicam que esta é a escolha mais acertada. Mas não pense que fica mal servido com vidros simples, longe disso.
Quer obter mais informações sobre os nossos vidros? Fale connosco!
VOLTARAlviterm
A Alviterm assume-se assim como um parceiro e consultor de soluções com elevada eficiência energética que, mais do que vender, incentiva a uma compra esclarecida e ideal para cada imóvel.
Blog
Contactos
Sede
Rua Hermano Neves 18
1600-477 Lisboa
contacto: 21 099 0910
210 990 910 (Chamada para rede fixa nacional)
919 181 034 (Chamada para rede móvel nacional)
geralmascara@alviterm.com