Guardas de vidro: saiba como escolher

2023-10-06

Guardas de vidro: saiba como escolher

Hoje em dia, na hora de escolher a decoração e a arquitetura da sua casa, tem à disposição opções que combinam funcionalidade, estética, durabilidade e qualidade. As guardas de vidro são um ótimo exemplo disso.

São peças que consistem numa estrutura de vidro que serve como barreira ou proteção em várias aplicações, mas principalmente em edifícios ou outro tipo de espaços públicos, para fins de segurança, estética e/ou funcionalidade.

Encontrará guardas de vidro, por exemplo, em varandas, varandins, sacadas e terraços, onde a guarda de vidro lhes dará segurança sem comprometer a vista para o exterior.

Também em escadarias, com a função de corrimão e de limite de segurança, mantendo, também aqui  um fator estético distinto, ao permitir passar a luz da casa ou exterior.

Em piscinas também se encontram guardas de vidro que acrescentam segurança e demarcação à piscina, não perdendo esta estética, pelo contrário, podendo até dar-lhe um aspeto sofisticado.

São utilizadas no comércio, em lojas onde não se dispensam as vitrines para exibir artigos de luxo, como relógios ou joalharia, e ainda em museus e galerias, também com a função de precaver danos ou furtos.

 

Uma estética apelativa

As guardas de vidro são conhecidas no mercado pela sua componente estética e visual, proporcionando um look moderno e elegante aos ambientes onde são instaladas, sem comprometer a visibilidade e a passagem da luz.

A sua transparência dá uma sensação de amplitude ao ambiente onde é instalada, permitindo à luz natural a sua propagação – criando assim uma atmosfera bem mais leve e arejada do que seria esperado com outras opções.

Desta forma, ao otimizar as dimensões de um lugar através da ótica, as guardas de vidro tornam-se ideais para espaços compactos, um pouco como os espelhos nos interiores.

 

Segurança garantida

Não só a estética joga a favor das guardas de vidro: a segurança também é um dos fatores que mais contam.

A tecnologia do vidro é hoje muito mais avançada do que no passado, tornando possível a obtenção de painéis altamente resistentes e seguros.

Mas qual deve escolher?

 

Vidro temperado

Até cinco vezes mais resistente que um vidro dito comum, o vidro temperado é uma ótima opção para começar. 

Tem ainda a vantagem de, em caso de quebra, se fragmentar em pequenos pedaços arredondados, não colocando ninguém – ou pelo menos reduzindo significativamente a probabilidade de – em risco de ferimento grave nessa situação limite.

 

Vidro laminado

O vidro laminado é uma alternativa igualmente resistente quando comparado ao temperado – mas obviamente sem comparação em relação a um vidro normal, oferecendo muito maior resistência.

É a opção acertada se procura um nível extra de segurança e proteção para as suas guardas de vidro, uma vez que é um material composto por duas ou mais camadas de vidro intercaladas por um polivinil (PVB) resistente.

Tal como no caso do vidro temperado, os fabricantes acautelam a situação de quebra: se tal vier a acontecer, as camadas internas do vidro laminado permanecem na película, reduzindo o risco de ferimentos causados por estilhaços.

Mas há vantagens neste tipo de vidro que o fazem, talvez, sobressair relativamente aos demais: têm influência na redução de ruídos externos e é importante para instalações em exteriores – piscinas, por exemplo –, filtrando os raios ultravioletas.

São assim, também, uma escolha a ter muito em conta.

 

Instalação

Deve ter em conta igualmente um fator essencial no que toca a guardas de vidro: a sua instalação é da maior importância, devendo ser levada a cabo por um profissional, e nunca por um leigo na matéria, por mais que o gosto e a curiosidade sejam uma motivação.

Sem uma instalação com garantias de qualidade, com fixações e suportes robustos e adequados, a guarda de vidro pode não ter o efeito útil, ficando a segurança e a estabilidade dela comprometida. Além disso, o risco de quebra pode multiplicar-se de forma desnecessária.

 

Decoração

Pode e deve caprichar na decoração com as suas guardas de vidro, harmonizando-as com o estilo e a atmosfera do ambiente em que vai instalá-las. Damos-lhe algumas dicas que fazem a diferença:

 

E é isto. Esperemos que tenha ficado bem mais elucidado sobre guardas de vidro do que quando começou a ler o artigo.

Confie na Alviterm para decorar a sua casa e peça o seu orçamento gratuito.

VOLTAR

Últimas Publicações

Alviterm

A Alviterm assume-se assim como um parceiro e consultor de soluções com elevada eficiência energética que, mais do que vender, incentiva a uma compra esclarecida e ideal para cada imóvel.

Alviterm Considerada Uma das Melhores PME de Portugal      Alviterm Considerada Uma das Melhores PME de Portugal      10 anos de garantia

Contactos

Sede
Rua Hermano Neves 18
1600-477 Lisboa
contacto: 21 099 0910

Ver todas as localizações

210 990 910 (Chamada para rede fixa nacional)

919 181 034 (Chamada para rede móvel nacional)

geralmascara@alviterm.com

ADENE, CLASSE+, IMPIC